quinta-feira, 31 de março de 2011

Academia de Letras ou Clube de Livros: O Que Falta na Literatura Brasileira



Continuo sendo um escritor (esquecido mais não escondido) de Manaus e acho que um dos problemas com o baixo nível de produção e qualidade da literatura brasileira é que os acadêmicos literários do país são (na grande maioria) homens esquisitos que se escondem atrás das suas academias, colégios e diplomas, e não querem realmente popularizar a produção da literatura (poesia, contos, romances etc) do e para o povo. Isso gera um desinteresse em literatura por parte do uma população infelizmente e facilmente seduzida pelas novelas e programas de esportes e jornalismo sensacional na televisão. E olhe para nossas academias com seus supostos “imortais”... a maioria desses caras não são escritores de nada (nem de ficção, nem de crônicas e nem muito menos de poesia)... são advogados ou políticos com nome, poder e contatos. A própria palavra, acadêmico, é muito formal e cria obstáculos para muitas pessoas. Mais popular seja um termo como clube (pense no sucesso fenomenal do clube de livros da apresentadora de televisão Oprah Winfrey).
Para melhorar esta situação podemos ter mais feiras de literatura (sim, feiras de diversão e não, congressos de solenidade) e mais apoio para a produção de literatura pelo povo. Chega de eventos dominados pelas mesmas figuras (muitas vezes escritores que não escrevem mais nada e só vivem relançando velhos textos como se fossem clássicos). Não tem outros escritores com textos novos e inéditos procurando apoio e publicação? Acredito que sim. E chega de concursos somente para livros já publicados ou editados... ter que ser concursos para simples contos e poesias (e nada desse negocio de 4 copias em papel A4 enviado num envelope pelo correio, tudo ter que ser mais fácil, por email e utilizando a internet). Finalmente há uma falta muito grande de revistas e jornais no Brasil onde novos (e consagrados) escritores podem ser apresentados, ser lidos e ser descobertos. Pergunta: quando foi a ultima vez você leio um conto de ficção em algum jornal ou revista conhecida?
Outra coisa fundamental que não agrada o publico a vida literária continua de ser o alto preço e horrível qualidade dos livros produzidos e vendidos no Brasil. Parece que as editoras brasileiras só pensando em seus lucros e não pensam na no produto ou mercado! Sabe que você não paga impostos para a entrega de livros comprados no exterior (pelo site, por exemplo, do amazon.com)! Ha muito tempo eu parei de comprar livros no Brasil. Compro no internet livros diretos dos Estados Unidos ou Europa de alta qualidade e baixo preço. Para um Brasil de mais escritores, esta profissão na escola, a pratica dessa arte na vida real, e o consumo do produto em geral, ter que ser mais acessível em todos os sentidos e menos conservador em toda sua apresentação. Pergunta final: quantos de nos conhecem um escritor de verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário