quinta-feira, 10 de março de 2011

Árvores Derretem Também: De Olho no Aquecimento Global Norte e Sul da Fronteira

Meu amor pelo selvagem nasceu em colônias de ferias nos lagos do Algonquin e Temagami ao norte de Toronto, Canadá, e durante passeios escolares aos campos e florestas de uma propriedade particular próximo a vila do Norval, Ontário. Minha introdução à literatura de conservação começou por Farley Mowat’s, Never Cry Wolf. Entre meus favoritos de ficção foram obras de Jack London e Ernest Hemingway. Então o que me afastou do frio, do gelo e da aventura no Ártico e me levou para o calor e exuberância dos rios e das florestas tropicais da Amazônia? Seria a casa de verão que tínhamos em Cape Cod, Massachusetts, enquanto todos os meus colegas de escola tinham cabanas em Georgian Bay? Foram as histórias sobre exploradores africanos as quais o meu pai contava quando eu era um garoto após tempos gastos na Nigéria, Leste da África? Ou foi as baleias, o grande migratório das baleias?

Quando foi a primeira vez que fiquei fascinado pelos grandes seres do fundo dos mares, eu não sei.  Mas tudo sobre eles cativou minha imaginação e fixou meus olhos e mente em direção ao sul como se estivesse seguindo um navio baleeiro do século dezenove até a costa ocidental. Primeiramente foi no colégio nos estados unidos onde estudei sobre a literatura da América Latina, em seguida, times de esportes me levaram ao caribe e finalmente surfando, e outras aventuras que me levaram adentro da América Central e América do Sul. Foi somente uma questão de tempo até eu me encontrar na floresta Amazônica do Brasil e me apaixonar... Pelo rio e floresta também, mas primeiramente pela minha mulher.

Agora, 30 anos depois estou olhando para trás, olhando para o norte e pensando sobre a neve e o gelo de novo. Não porque eu preciso de uma nova aventura, embora eu faça. Parte de mim está com saudades de casa após tantos anos longe dela. Mas também eu quero fazer sempre mais para salvar nosso planeta ameaçado – após a Amazônia Brasileira, o Ártico Canadense é o lugar para se estar!

A floresta tropical da Amazônia Brasileira e as calotas congeladas do Ártico Canadense são consideradas os mais importantes e ameaçados ecossistemas em nosso planeta. Sem as arvores e sem o gelo nosso planeta não será capaz de manter seu delicado equilíbrio e “regular” ele próprio. Secas extremas, inundações e outros desastres naturais causados pelo aquecimento global destruirão nosso planeta inteiramente. A raça humana, em sua busca insaciável por bens matérias é a causa dos eminentes e irreversíveis desastres ecológicos. E para melhor ou pior, é o Homem por si só que pode dar a voltar por cima e salvar o planeta.

O bom... importantes e bonitos ecossistemas que devem ser salvos

Florestas antigas, Montanhas, geleiras, lagos e fontes de recursos hídricos, indígenas (conservação e técnicas de sobrevivência, plantas medicinais e sabedoria antiga), biodiversidade (Flora e fauna, , línguas e costumes etc.)

O mal...  causas de destruição e ameaças contra as ultimas fronteiras do mundo

Aquecimento global causado pelo aumento na emissão de CO2, desflorestamento, alagações, secas extremas, fazendas de gado, a especulação imobiliária, soja e outras monoculturas, aumento da população, o desenvolvimento urbano descontrolado, mineração e exploração de petróleo, gestão ineficiente da terra, poluição da água, a desigualdade entre ricos e pobres.

E o âmago da questão ... Soluções que você pode fazer parte

Educação, controle populacional, fortalecimento da mulher, direitos humanos, planejamento urbano, reforma agrária, conservação, reciclagem, fontes de energia alternativa (solar, eólica, hidroelétrica, orgânica), transportes alternativos (bicicleta, ônibus, trem), ecoturismo, hábitos alimentares alternativos (comer menos carne), suporte a ONG’s como Greenpeace, WWF, A conservação da natureza e Conservação internacional, melhores e mais eficientes técnicas de pastagem.

E se os desastres potenciais dos quais o aquecimento global já estiver causando não forem suficiente, não parece ter havido falta de oportunidade para que estivéssemos fora de tais coisas ruins. Dentre outras coisas, no aquecimento global ártico estão se abrindo novas rotas de navegação o ano inteiro, e revelando anteriormente inacessíveis depósitos de mineral e óleo. Escolher enfrentar a necessidade por ações urgentes agora contra o aquecimento global antes que isto realmente entre fora de controle, existem muitos que vêem isto como uma potencial coisa boa. Perversamente, o aquecimento global aparece mais como um vírus no passar do tempo, que se alimenta de si mesmo. Ao invés de combater o problema muitos estão planejando benefício para si próprios a curdo  prazo e geram assim mais aquecimento global como resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário